Responsive Ad Slot

Slider

Países da SADC concordam em acabar com as tarifas de roaming

0

 



O Botsuana, Malawi, Zimbabué e a Zâmbia concordaram em acabar com as tarifas de roaming móvel para as ligações transfronteiriças entre os quatro Estados da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa). O objectivo é acabar com as altas taxas impostas pelos operadores aos utilizadores de telefonia móvel ao efectuarem ligações de um país para o outro, viabilizando a comunicação facilitada e impulsionando as trocas comerciais.
 
A medida, apresentada neste mês, deverá entrar em vigor em Agosto e tem o potencial de aproximar a SADC a um mercado digital único, enquadrado na perpesctiva da criação da Área de Rede Única (ONA, na sigla inglesa). Uma iniciativa semelhante já está em funcionamento na Comunidade da África Oriental (EAC, na sigla inglesa).
 
Falando à DW, o director de negócios e desenvolvimento da Autoridade Reguladora de Comunicações do Botsuana, Mark Setshwane, disse que se trata de um modelo de integração regional e que o mesmo apresenta diferentes valência para a região.
 
“Este é um modelo de integração regional que conseguimos alcançar como SADC, é muito importante para a nossa região de várias formas. Somos economias pequenas, mas sempre há poder nos números”, comentou.
 
Mercy Kachere, uma comerciante do Malawi que frequentemente cruza as fronteiras do Zimbabué, Botsuana e Zâmbia, disse que a iniciativa dos quatro governos vem em boa altura, pois as tarifas de roaming praticadas pelos operadores são muito altas e o serviço nem sempre compensa o preço. A comerciante pede, no entanto, que a iniciativa se estenda por todo o continente berço.
 
“Sou submetida a conversas telefónicas interrompidas com os meus familiares sempre que viajo, devido aos altos custos que as empresas de telefonia móvel cobram em meras chamadas telefónicas e de voz, incluindo o serviço de roaming. O meu único pedido é que se espalhe por toda a África, para melhorar a comunicação no continente, uma vez que a dificuldade que enfrento também afecta outros comerciantes pelo continente,” disse.
 
Para já, não há informações oficiais dos restantes Estados-membro da SADC sobre uma possível expansão desta iniciativa para dentro das suas fronteiras. Mas, conforme referido pelo director de negócios e desenvolvimento da Autoridade Reguladora de Comunicações do Botsuana, trata-se de um modelo de integração regional, o que quer dizer que a iniciativa não está voltada apenas ao Botsuana, Malawi, Zimbabué e a Zâmbia, mas a todos os países da região.



0

Sem comentários

Enviar um comentário

both, mystorymag
© Todos os direitos reservados
Vão Sabe Bem 2023